segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Elogio a Eduardo

O interessante comentário do aluno William Dubal do 4º Ano nos motivou a postar o comentário todo. Algo semelhante ocorreu com a mensagem deixada pela Juliana Fagundes do 3º Ano. Confessamos que esta atitude do blog ocorreu pela concordância desses comentários com a opinião de seus editores. Porém este post irá tratar de duas ou várias vozes dissonantes: Eduardo e os Anônimos.
Eduardo é aluno do 4º Ano e entrou no debate ao comentar o post “O assunto não está encerrado”. Embora não concordamos com seus comentários que pecam por falta de uma visão política mais ampla e conjuntural (como encontramos nos comentários de Juliana e William) e argumentos esdrúxulos como: “estão lutando por melhorias para nós, mas para o próprio ego”; outros que beiram ao ridículo como: “não acredito num C.A. que não tem sala para suas reuniões”, uma coisa reconhecemos de louvável no nosso companheiro de curso Eduardo: a honestidade. Pois apesar de divergir frontalmente da nossa linha editorial e se retirar das discussões, nosso colega procurou participar e assinar seus comentários, mesmo correndo o risco de ser nominalmente refutado. A coragem de um homem deve ser sempre e acima de tudo respeitada. Por conta disso resolvemos lhe escrever este elogio.
Mas por que, perguntaria o atento leitor, elogiar uma voz dissonante? A resposta é simples. Não elogiamos seus argumentos e sim sua postura em assinar seus comentários. Com isso, queremos criticar uma outra classe de interlocutor: os Anônimos.
Pensamos inclusive em eliminar a possibilidade do comentário Anônimo, mas resolvemos mantê-los, pois é no silêncio e no escuro que os ratos agem. De nada valeria pisos de mármore e granito que escondessem seus subterrâneos e quem passa por eles. Por conta disso, mantemos os Anônimos para manter nossa piedade “por essa gente careta e covarde”. O silêncio, o medo, a covardia, a apatia e a indiferença têm sido sintoma e signo do estudante de filosofia na Metodisney. E o Anônimo tem representado bem o papel de revelar esse sintoma. Inclusive há Anônimo que chega a covardia de pedir, por meio dos comentários, a cabeça de professor. Não sabemos se isso é ignorância ou mau-caratismo do Anônimo, pois ele não considera que a função do Centro Acadêmico não é o de pedir a cabeça de professor e sim reivindicar melhores condições de ensino que passam por melhores instalações, grade curricular, entre outras coisas, além de organizar atividades entre os alunos.
Outra postura crítica a este blog que respeitamos e louvamos é a do aluno Hugo do pós. No seu comentário há críticas à linha editorial, da mesma forma que há elogios às ações concretas do CA como: “cursos de idiomas, "amostra de vídeos", sarau”. Há pontos que bastante interessantes e sugestivos: “Que tal promovermos debates sobre a educação e a Filosofia? Trazer pessoas do Movimento estudantil de Filosofia que estão promovendo muita coisa boa, nos interarmos das discussões de âmbito nacional... propocionar ao estudante de nosso curso uma leitura e debates mais elaborados destas questões?”


Essas são três posturas que aqui destacamos. Pelo menos Eduardo expôs a cara à tapa, a qual revidamos sem pena e sem dó, no entanto ele não foi refutado no anonimato. Outra são as críticas propositivas do aluno Hugo. Quanto ao Anônimo, deixemos ele no seu devido e confortável lugar: o anonimato.

5 comentários:

  1. KKK Que engraçado... afinal qual é o rosto do C.A??? Você que escreve assim, tão genialmente, qual o seu nome? Porque não se mostra? Não seria vc também um anônimo e covarde? Se escondendo atrás de uma pseudo-instituição-representativa, abusando de uma posição para violentar e atacar aqueles que vcs deveriam acolher, mesmo com um pensamento diferente? Quem é o inimigo, quem é vc?

    ResponderExcluir
  2. Acolher como, se a única coisa que vcs sabem fazer é atacar, criticar, tu se acha muito diferente do C.A? Pois eu não acho...
    O CA é feito pelos alunos, é o reflexo da gente!

    ResponderExcluir
  3. Caro Anônimo, como dissémos em outras oportunidades, o blog não é feito apenas por quem escreve, principalmente por seus leitores, inclusive você. Este post que tanto o indignou foi escrito com essa mesma intenção: polemizar. O rosto do CA é o rosto de sua diretoria, dos estudantes aos quais representas. Não sabemos se você escreve por ignorância ou má-fé quando diz "pseudo-instituição-representativa", pois você ignora que foi realizado todo um processo eleitoral que culminou em duas chapas disputantes e que uma delas foi eleita pela maioria de votos dos estudantes do curso. Portanto, caro anônimo, representatividade e legitimidade nós temos. Sobre a posição para violentar, meu caro Anônimo, recomendamos ler o post acima que trata exatamente deste tema. A respeito da epígrafe que acompanha nosso blog, solicitamos um pouco observação e reflexão de sua parte, não temos um inimigo em pessoal ou particular, mas uma lógica mercadológica que faz a INSTITUIÇÃO Umesp agir de modo adverso. A respeito disso, recomendamos que leia os demais posts e acompanhe mais de perto os debates realizados pelo CA.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria em nome dos Sindicato dos Estudantes Anonimos de Filosofia, mostrar meu repudio pelo texto escrito, embora considere o direito de voce escreve-lo, e aproveito tambem meu caro CA, pelo fato de voce se postar anonimo convida-lo a fazer parte do nosso quadro de associados. Quanto a LaLa LaLa, informo que como pelo nosso estatuto não aceitamos os apelidos como validos para o anonimato.

    ResponderExcluir
  5. ahahaha, ok, concordo contigo.
    Mas se for um pouco mais esperto e clicar no "apelido" verá que este tem um blog e um rosto estampado nele, ou seja, impossível ser anônima.

    ResponderExcluir