quarta-feira, 15 de julho de 2009

Um blog não é feito apenas por seus autores, mas principalmente por seus leitores

Nosso blog já começa a cumprir o papel de fórum de debate. Segue abaixo o interessante texto mandado pelo nosso amigo William do 4º ano.

"Quem tem participado de forma constante dos debates no curso de Filosofia sabe que a POSTURA DIALOGAL é meramente FORMAL, pois somos convidados para discutir o que já está decidido".
De fato não sei quanto aos outros alunos, mas o que sinto, atentando aos comentários daqueles que lutam para dar ao conjunto dos discentes alguma participação nas decisões referentes ao curso de filosofia, é que tudo não passa de um jogo de cartas marcadas. Penso que as reivindicações atendidas são as reivindicações possíveis e toleráveis, nada mais que isso.
Infelizmente acho que nosso coordenador procurou passar, por meio do citado e-mail, a imagem de que tudo está muito certo, de que, após um diálogo entre a universidade e os alunos, o que se seguiu foi o fruto da convenção entre as partes envolvidas. Não sei se foi isso que ele quis passar, mas foi isso que entendi.
Não gostaríamos de sair do Beta, não gostaríamos de ter nosso curso cada vez mais mal visto entre os alunos da Metodista ou de outras universidades. As causas para tanto são profundas, bem sabemos. Vão além da simples decisão arbitrária de um grupo na cúpula universitária. As causas ultrapassam os muros da universidade. O fato de nosso curso ter se tornado, informalmente, mera repetição de manuais de filosofia para salas apáticas e sonolentas, com o único intuito de apresentar eficiência na aprovação de "professores para o mercado", com rapidez e no menor tempo possível, tornou-se sua marca registrada. A Metodista encontrou seus "adversários": são as "UNI", são as fábricas de diploma que, aos montes, disfarçam-se de instituições sérias, preocupadas com a educação de pessoas que podem ter um acesso mais democrático ao ensino superior, porém, e mais uma vez, um ensino que remete apenas ao possível e tolerável, nada mais que isso. Sob tal contexto, o fato de termos sido expulsos do Beta deixa de ser uma coisa boba, um fato sem grande importância ou causa de uma reivindicação infantil, mas passa a ser apenas o aspecto mais imediato de uma estrutura nefasta. Reivindicar um simples espaço é, nesse momento, reivindicarmos o direito a algo mais que o possível ou tolerável a um grupo que não está nem aí para indivíduos que, para ele, não se encontram na condição de humanos, mas sim de peças no seu jogo sujo.
O que direi aos que me questionarem após esses quase quatro anos de curso, mesmo que isso me custe muito, é que não recomendo a Metodista como instituição de ensino séria, não recomendo o curso de filosofia, a não ser para aqueles que não se importem em fazer parte deste jogo sujo. O que me entristece é que não faltarão candidatos para tal. Palmas para os responsáveis por tudo isso... O devemos fazer agora é correr atrás do prejuízo, seja ele qual for para cada um de nós. O fato é que ele existe, de um jeito ou de outro!

Um comentário: