domingo, 12 de julho de 2009

Fim da Farsa

No dia 29/06/09, uma comissão de alunos tirada na reunião dos próprios na semana anterior participou de uma reunião com o coordenador de curso e com o diretor da faculdade. A comissão foi formada para levar as três reivindicações dos alunos:

1. A recusa dos alunos na transferência do curso para o prédio do colégio;
2. A recusa dos alunos da divisão de salas;
3. O interesse dos alunos na manutenção do curso no prédio Beta.

Nessa, reunião o diretor se colocou como um democrata, mas reconheceu que a universidade não é e que ele tinha poucos poderes. Durante os vários discursos, o diretor recebeu sem nenhuma objeção nossa recusa pelo prédio do colégio, porém titubeava quando o assunto era o da não divisão de salas e da manutenção do curso no prédio Beta. Muitos dos alunos que participaram tiveram a sensação de que tudo estava decidido e aquilo era apenas jogo de cena.
Durante a reunião ainda levantou-se a possibilidade de manter 3 salas no Beta, haja vista que futuramente o curso terá apenas 3 anos. Essa proposta foi uma forma de manter (de forma negociada) a unidade do curso (mesmo que futura) e a permanência no Beta.
Pois bem, no dia 02/07/09, o diretor e o coordenador receberam oficialmente por escrito um email em que as 3 pautas defendidas pela comissão na reunião.

Resposta do diretor dada no mesmo dia: “Estamos fazendo um grande empenho para que tenhamos uma boa organização das salas, dentro do espírito da conversa que tivemos”.

Resposta do coordenador dada no mesmo dia: “Acusamos o recebimento da carta. Daremos um retorno o mais breve possível”.

Depois dessas confirmações de recebimento, nenhuma posição foi dada nem pela coordenação, tampouco pela direção.
Eis que, para usar um termo do coordenador, acusamos ao passar pelo Beta que as salas já estão sendo modificadas, as cadeiras foram retiradas bem como os quadros foram retirados das paredes.
Diante disso, mandamos um email e segue a resposta do coordenador datada do dia 08/07/09:
“No momento o prof. Claudio está ausente, ainda que acompanhando por e-mail nossas atividades.
Poderemos divulgar em breve o resultado da nossa negociação com as instâncias superiores, crendo que chegaremos a um resultado satisfatório.
Mandarei informações assim que as tiver concretizadas”.

Embora a resposta ainda não tenha vindo por parte do diretor, tampouco do coordenador (cabe a eles explicarem as razões), podemos encontrar a resposta no Portal do Aluno no link Horário de Aula. Lá já está informando que a sala do 3º e 4º estarão no edifício Capa. O 1º e 2º ainda é uma incógnita.


O Blog do CA nasce como ferramenta de mobilização e ação direta dos alunos. Ele será um fórum permanente de debate do público em defesa dos alunos e da qualidade de ensino no curso de filosofia.

5 comentários:

  1. É meus amigos a nossa instituição de ensino revelou mais uma vez o quanto ela é um referencial no quesito "democrático-filantrópico", era só uma questão de tempo para que fossemos jogados ou expulsos do Beta.Agora ficaremos no inferno, junto com os outros cursos, no fim das contas sentiremos saudades do barulho do salão nobre, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. mas pelo menos o Claudio conseguiu nos deixar juntos nesse semestre

    ResponderExcluir
  3. Pelo que vejo vocês queriam que os alunos do curso ficassem juntos. Mas, não no prédio do colégio... Muitos alunos também não gostam do Beta, por causa do barulho do salão nobre... A Universidade vai utilizar as salas deste prédio (que não é do curso de Filosofia e estava "emprestado") para funções administrativas... Qual proposta efetiva de solução o C.A. aponta? O C.A. sabe o que pensam os alunos sobre isso?

    ResponderExcluir