segunda-feira, 20 de julho de 2009

Filophiada

Este post irá inaugurar uma outra faceta deste blog: a satírica. Resolvemos adotar a tática do humor. Toda vez que a Metodisney não nos levar a sério, também não vamos levá-la a sério.
A phiada para o próximo semestre será o a disciplina de TCCII virtual. Consta no portal do aluno (aquele mesmo que nos deu a informação em primeira mão sobre nossas aulas no Capa – dias antes da coordenação nos informar oficialmente). Mas voltando ao portal do aluno...
Eis que lá consta TCCII virtual. Para o leitor que não conhece essa disciplina, expliquemos que esta é uma matéria de orientação para o Trabalho de Conclusão. Ao ver no portal a matéria como virtual, solicitamos esclarecimentos ao nosso coordenador que ao invés de nos responder, nos perguntou: “Qual o "devido esclarecimento" solicitado? Peço formulá-lo”.
Sem respostas, surgiu entre nós a dúvida: Como serão as orientações virtuais?
Será que vamos entrar em um laboratório de informática para participar de um chat com o orientador de pesquisa?
Será que vamos entrar no Orkut do Platão?
Será que vamos acessar o Twinter do Aristóteles e do Hegel?
Será que vamos ver pelo Youtube o namoro de Hannah Arendt e Heidegger?
Será que vamos olhar pelo Facebook fotos de Sartre e Simone de Beauvoir?
Será que vamos trocar emails com Hume ou Voltaire?
Será que vamos aprender como acessar o Google acadêmico?
Será que vamos baixar anti-vírus contra sofistas?
Será que vamos nessas aulas aprender a fazer um blog para rivalizar com este aqui?

4 comentários:

  1. Será que a partir deste post, a coordenação entenderá a pergunta que foi feita?
    srrs

    ResponderExcluir
  2. Talvez para ele seja dificil compreender hahaha

    ResponderExcluir
  3. A crise do aparelho universitário brasileiro está em derrocada. Tanto nas universidades publicas e particulares tratam progressivamente de uma estrutura educacional subordinada aos objetivos econômicos para o crescimento do país.
    As propagandas para formação superior estão cada vez mais em disputa por clientela que refletem o atendimento das necessidades das empresas capitalista (mão-de-obra especializada). Qual é a sua postura como estudantes de Filosofia? Um curso que nos ultimos anos traduz esse projeto tecnicista de mão-de-obra. Lembrando que o curso a distância, modular e a redução da carga horária representam uma era de formação "a-política" e tecnicista sim, estamos saindo técnicos em filosofia.
    Talvez esteja no curso por auto-prazer, sem compromisso com ensino de educação. Mas, quanto a você colega que pretende fazer parte da cátedra vitalícia de professores, desabotoe seu cérebro, experimente lutar pelo certo, por uma educação que emerge a consciência crítica.
    Colega, você passou quatro anos ou três anos no curso para sair com a mente dizimada? Santo Zeus, o que aguardará os nossos futuros alunos, Filophiada?


    Juliana Fagundes

    ResponderExcluir