quarta-feira, 15 de julho de 2009

A Luta CONTINUA

Companheiros de Curso,

A resposta do 14/07/09 dada pelo coordenador de curso vem a ressaltar a importância da mobilização dos alunos e a publicidade gerada por este blog. Na semana passada, o CA enviou um email ao coordenador solicitando o posicionamento da direção da faculdade referente ao nosso espaço. Eis a resposta do coordenador datada 08/07/09:

Caros colegas da Comissão,

No momento o prof. Claudio está ausente, ainda que acompanhando por e-mail nossas atividades.

Poderemos divulgar em breve o resultado da nossa negociação com as instâncias superiores, crendo que chegaremos a um resultado satisfatório.

Mandarei informações assim que as tiver concretizadas.

Um abraço,

Daniel

Até esse dia 14 nenhuma resposta havia sido dada, embora o Portal do Aluno já trouxesse as respostas que tanto coordenação, quanto direção haviam se comprometido a dar. Acreditamos que as informações vieram agora a público depois que manifestamos publicamente nosso descontentamento com a instituição e seus respectivos funcionários.

O blog começa a cumprir sua função de ser uma ferramenta em defesa dos alunos, e a adesão dos alunos a ele por meio de comentários e da comunidade só fará nossas reivindicações ganharem força.

Como bons alunos de Filosofia, aprendemos logo de início que para os fatos várias interpretações são possíveis. Por isso, vamos lançar aqui algumas informações para reflexão, debate e polêmicas. A interpretação cabe a você leitor.

Na reunião do final de semestre, o coordenador apresentou a mudança como “possibilidade”. Na reunião da comissão com o diretor, o que era “possibilidade”, já era tratada nesse encontro como “realidade”.

A formação da comissão se deu de forma legítima e negociada (com direito a muita polêmica como é característica dos alunos de Filosofia). Essa comissão foi à reunião e porventura outros alunos que ali estavam resolveram participar da discussão de forma adequada e respeitosa. Como o próprio diretor Claudio disse por email: “Aproveito para agradecer ao grupo pela forma com que temos tido as conversas sobre as demandas do curso”. Em suma, a representação estudantil estava legitimada, haja vista que a comissão era representativa e não deliberativa. Portanto, não cabe ao coordenador questionar algo que não é de sua instância: “(participaram também outros alunos que não eram da comissão)”.

De fato, como bem esperávamos, foram duas as propostas da instituição:

  1. transferência as turmas do Curso de Filosofia para o prédio do Colégio Metodista, de modo que as turmas permanecessem juntas; ou
  2. manter 2 turmas no Ed. Beta, e outras 2 turmas em um outro prédio no campus Rudge Ramos.

A frase da coordenação (“A reação dos alunos participantes da comissão foi de insatisfação com as duas opções”) não condiz com a realidade. A comissão não teve uma “reação de insatisfação”. Ela apenas recusou e rechaçou ambas as propostas pois, como bem sabemos, cabia a comissão apresentar os três itens:

  1. A recusa dos alunos na transferência do curso para o prédio do colégio;
  2. A recusa dos alunos da divisão de salas;
  3. O interesse dos alunos na manutenção do curso no prédio Beta

Discordamos do discurso do coordenador de que fomos atendidos PLENAMENTE, pois bem sabemos que nosso interesse maior era nos MANTERMOS no edifício Beta. A unidade do curso, ou seja, a não divisão das salas, foi a exigência mínima que a instituição cumpriu conosco.

Outro ponto polêmico que foi dito pelo diretor na reunião é de estaríamos com permanência garantida futuramente apenas no edifício Beta ou no Colégio, pois é prática da instituição fazer remanejamentos todos os semestres. Ou seja, estamos juntos no Capa neste semestre, o que não significa que estaremos juntos nos próximos semestres. A ida para o Capa pode significar que vamos entrar no ano que vem na ciranda das salas. Não cantemos vitória antes do tempo. Por isso, surgiu na reunião da comissão com a direção a possibilidade de uma 3ª sala no Beta. E lá ficariam as salas do 1º, 2º e 3º, haja vista que o curso terá futuramente só 3 anos. Esta seria uma forma de manter a unidade do curso no futuro próximo. Nada nos garante, segundo o discurso do diretor, que no próximo estaremos no Capa, pois como ele ressaltou, apenas o Beta e o Colégio não sofrerão mudanças futuras.

Portanto, devemos relativizar termos como ATENDER PLENAMENTE, EMPENHO e POSTURA DIALOGAL, pois embora sejam escritos em letras garrafais, sabemos que não fomos atendidos PLENAMENTE e sim DESPEJADOS plenamente. O EMPENHO do diretor nos garante apenas um semestre juntos, a não ser que ele se comprometa publicamente em garantir permanência PERMANENTE no Capa. Quem tem participado de forma constante dos debates no curso de Filosofia sabe que a POSTURA DIALOGAL é meramente FORMAL, pois somos convidados para discutir o que já está decidido. Não é de hoje que a decisão de nos DESALOJAR do Beta, da mesma forma que a discussão foi bastante restrita aos pressupostos institucionais permitindo pouca margem de negociação para os alunos. Diferente do que o coordenador disse no email encaminhado ao CA (“Entendo que com este resultado conseguimos atender integralmente a solicitação da comissão, podendo neste momento dar por encerrado o assunto”), entendemos que não podemos “dar o assunto por encerrado” pois ele não está.

_________________________

Segue abaixo o e-mail da coordenação:


Caros alunos, caras alunas,

No final do semestre passado, convidei todos os interessados a discutir a mudança de espaço físico que se anunciava para nosso Curso. Naquela ocasião, apresentava-se como possibilidade a necessidade do Curso de Filosofia deixar de funcionar no Ed. Beta, que passaria a comportar uma estrutura administrativa da Universidade. Ainda naquela ocasião, formou-se uma comissão de alunos dispostos a dialogar sobre o assunto, envolvendo a Direção da Faculdade neste diálogo.

Ainda às vésperas das férias realizou-se a reunião entre a comissão de alunos (participaram também outros alunos que não eram da comissão), eu e o prof. Claudio, diretor da Faculdade. As opções existentes naquele momento eram: (1) transferirmos as turmas do Curso de Filosofia para o prédio do Colégio Metodista, de modo que as turmas permanecessem juntas; ou (2) mantermos 2 turmas no Ed. Beta, e outras 2 turmas em um outro prédio no campus Rudge Ramos. A reação dos alunos participantes da comissão foi de insatisfação com as duas opções, de modo que solicitaram manter as 4 turmas juntas em um mesmo prédio dentro do Campus Rudge Ramos (este prédio não poderia ser o Colégio Metodista, conforme solicitação da comissão).

Face a esta solicitação dos alunos, o prof. Claudio dialogou intensamente com a Pró-Reitoria responsável pela organização do espaço físico na Universidade, conseguindo ATENDER PLENAMENTE o solicitado: as 4 turmas permanecerão, neste segundo semestre, em um mesmo prédio, no Campus Rudge Ramos. Até o presente momento, temos a indicação de que utilizaremos as instalações do Ed. Capa, o que será confirmado definitivamente antes do início das aulas.

Gostaria de agradecer o prof. Claudio, nosso diretor, por seu EMPENHO em atender às solicitações da nossa comunidade acadêmica. Gostaria, ainda, de agradecer a POSTURA DIALOGAL dos alunos envolvidos na comissão, o que, acredito, foi imprescindível para que pudéssemos chegar a este bom resultado.

Deixo um abraço a todos, desejo um bom final de férias. Até breve!

Daniel Pansarelli


6 comentários:

  1. Concordo, semestre que vem teremos que ficar de olho... pq nessa Metodista tudo é possível

    ResponderExcluir
  2. "Quem tem participado de forma constante dos debates no curso de Filosofia sabe que a POSTURA DIALOGAL é meramente FORMAL, pois somos convidados para discutir o que já está decidido".

    De fato não sei quanto aos outros alunos, mas o que sinto, atentando aos comentários daqueles que lutam para dar ao conjunto dos discentes alguma participação nas decisões referentes ao curso de filosofia, é que tudo não passa de um jogo de cartas marcadas. Penso que as reivindicações atendidas são as reivindicações possíveis e toleráveis, nada mais que isso.

    Infelizmente acho que nosso coordenador procurou passar, por meio do citado e-mail, a imagem de que tudo está muito certo, de que, após um diálogo entre a universidade e os alunos, o que se seguiu foi o fruto da convenção entre as partes envolvidas. Não sei se foi isso que ele quis passar, mas foi isso que entendi.

    Não gostaríamos de sair do Beta, não gostaríamos de ter nosso curso cada vez mais mal visto entre os alunos da Metodista ou de outras universidades. As causas para tanto são profundas, bem sabemos. Vão além da simples decisão arbitrária de um grupo na cúpula universitária. As causas ultrapassam os muros da universidade. O fato de nosso curso ter se tornado, informalmente, mera repetição de manuais de filosofia para salas apáticas e sonolentas, com o único intuito de apresentar eficiência na aprovação de "professores para o mercado", com rapidez e no menor tempo possível, tornou-se sua marca registrada. A Metodista encontrou seus "adversários": são as "UNI", são as fábricas de diploma que, aos montes, disfarçam-se de instituições sérias, preocupadas com a educação de pessoas que podem ter um acesso mais democrático ao ensino superior, porém, e mais uma vez, um ensino que remete apenas ao possível e tolerável, nada mais que isso. Sob tal contexto, o fato de termos sido expulsos do Beta deixa de ser uma coisa boba, um fato sem grande importância ou causa de uma reivindicação infantil, mas passa a ser apenas o aspecto mais imediato de uma estrutura nefasta. Reivindicar um simples espaço é, nesse momento, reivindicarmos o direito a algo mais que o possível ou tolerável a um grupo que não está nem aí para indivíduos que, para ele, não se encontram na condição de humanos, mas sim de peças no seu jogo sujo.

    O que direi aos que me questionarem após esses quase quatro anos de curso, mesmo que isso me custe muito, é que não recomendo a Metodista como instituição de ensino séria, não recomendo o curso de filosofia, a não ser para aqueles que não se importem em fazer parte deste jogo sujo. O que me entristece é que não faltarão candidatos para tal. Palmas para os responsáveis por tudo isso... O devemos fazer agora é correr atrás do prejuízo, seja ele qual for para cada um de nós. O fato é que ele existe, de um jeito ou de outro!

    ResponderExcluir
  3. Vejam, vejam!!!
    A nova piada!! Fomos ATENDIDOS PLENAMENTE!!!
    Ou seja, fomos expulsos plenamente!!!

    ResponderExcluir
  4. Penso que as opiniões de vocês são vagas, uma vez que sou aluna e não fui consultada sobre nada disso. Ainda assim, tanto o Willian, quanto o Centro Acadêmico falam em meu nome. Ora, inicialmente não quis participar desta reunião, porque pra mim tanto faz o lugar físico, desde que o curso fique unido. O colégio já estaria bom. Mas ainda assim, atendendo aos caprichos do centro acadêmico (que não consultou aos dicentes que representam) a universidade ofereceu o Capa que é um ótimo prédio. O que mais vocês querem?

    ResponderExcluir
  5. Parece que vocês não sabem interpretar...
    O e-mail fala de "postura dialogal DOS ALUNOS". É um elogio a gente.
    E fala que conseguiu "atender plenamente O SOLICITADO". E não foi isso o que foi solicitado mesmo?
    Vocês desaprenderam a ler ou só estão destorcendo as falas dos professores?

    ResponderExcluir
  6. cara anonima, nao foi um capricho do centro academico, foi uma decisao das pessoas que estavam na REUNIAO!!!!!! esses mesmos alunos formaram um COMITE para representar os DICENTES que estavam na REUNIAO para conversar com o Diretor!
    Entao cuidado, se informe antes de falar qquer coisa, ok?!

    ResponderExcluir