quinta-feira, 30 de julho de 2009

O assunto não está encerrado!

Sócrates e Platão ficam pensando numa possibilidade que seja melhor do que estudar na babilônia do Ed. Capa...

Sócrates: Hei Platão, você ta sabendo?
Platão:- Sabendo o que?
Sócrates: Sabe que fomos ATENDIDOS PLENAMENTE!?
Platão: Não. Não to sabendo.
Sócrates: Quer dizer que iremos permanecer no Ed Beta!
Platão: Não! Ao contrário. A coordenação enviou um email e disse que fomos ATENDIDOS PLENAMENTE e que o assunto está ENCERRADO. Na verdade, você sabe o que aconteceu? Fomos EXPULSOS PLENAMENTE!!!
Sócrates: Por Zeus! Como assim?
Platão: Iremos estudar no Ed. Capa. Só este semestre. Eu acho.
Sócrates: Como assim?
Platão: Já sei! É melhor fazermos um teto e estudarmos debaixo da árvore! Assim, poderemos filosofar. Aliás, creio que a culpa de tudo isso seja desses sofistas que andam convencendo o povo por aí!
Sócrates: Crês mesmo que seja culpa dos sofistas?
Platão: Mas claro! São eles que gostam de ficar falando, posando de bons moços pros alunos da academia.
Sócrates: Será que estes sofistas tem poder suficiente pra tudo isso?
Platão: Mas claro Sócrates! Lembra-se do ano passado? Os estudantes iam fazer um protesto contra a agressão que sofreram dos capangas do PT na Universidade e estes sofistões melaram tudo...
Sócrates: Sim, lembro perfeitamente Platão.
Platão: Então....o assunto da EXPULSÃO PLENA não se dá por ENCERRADO.
Sócrates: Evidente que não!
Platão: Eis por que é necessário o movimento.

27 comentários:

  1. Mas q movimento???????? Está muito vago isso aí... Quero o resto do diálogo...

    ResponderExcluir
  2. movimento dos estudantes, ora!

    ResponderExcluir
  3. Caros Colegas

    Existe uma lenda (usada muito pelos pragmaticos dentro do universo sindical)que dizia: num pais qualquer, o governo como não tinha moradia para todos e resolveu colocar as familias para morarem em salas. Uma destas familias, muito numerosa, reclamava muito do espaço que lhe foi destinado.O governo ouvindo as reclamaçoes tomou uma decisão, colocou um bode para morar com a familia até que se desse um local destino para o animal. Não é necessario dizer o problema que o animal causou com os hábitos de higiene e fedor. Meses depois o governo retirou o bode, para alegria de uma familia agradecida com a bondade do governo e que dizia que "agora esta sobrando espaço". Bom meus colegas o raciocínio é o mesmo, o bode é sempre colocado na sala e no nosso caso,para "humanizar" a mudança, era estudar no "colégio" para no fim nos enfiar em outro prédio. Alguém acha que isso é lenda...

    ResponderExcluir
  4. Afinal, alguém poderia me responder o que há de tão ruim em estudar no Capa. Pois, em comparação com o Beta, teremos salas mais confortaveis e com multimidia, banheiro limpo, fluxo de pessoas de outros cursos e do latu senso em filosofia, sem falar do fim de um mundo de gente cantando "we are the champions" sobre nossas cabeças em toda formatura.

    ResponderExcluir
  5. Caro Anônimo,

    Então quer dizer que as decisões, ou melhor, os decretos que a Universidade criou, devemos ficar calados e esperando a próxima mudança? Não sei se você entendeu, mas esse processo de mudança já é o início da degradação do ensino. Pois a Universidade faz vestibular duas vezes por ano, bombam as salas de estudantes e no final das contas, não há espaço suficiente para estes que ingressam. O mesmo acontece com os demais cursos. Não sei se você, Anônimo, estava no dia da reunião, na qual, coordenação e direção comunicaram tais mudanças. O primeiro ponto a ser debatido, foi que nós estudantes do curso de filosofia só tinhámos garantia de permanência durante os outros semestres no Colégio. Meu caro, com todo respeito; Colégio é Colégio! Não faz parte da Universidade!
    Outra questão que você coloca, diz que o Capa é limpo e tudo mais. Concordo, mas você está sendo conivente com a sutuação que direção da Universidade nos coloca, ou seja, está aceitando os decretos que a Universidade coloca de cima pra baixo e está se preocupando com coisas pequenas. Não estápercebendo o que acontece? Há coisas mais importantes e que nos movem diretamente e você escreve acerca de coisas pequenas. Além do mais, é de praxe da Universidade, fazer reuniões, só pra dizer que há democracia. Você sabe que não há!
    Aceitar passivamente as mudanças da Universidade, é concordar com a degradação do ensino superior em premência do lucro...
    Quanto a lenda. Lenda é lenda!
    Movimente-se!
    Lute por qualidade!
    Abaixo a burocracia acadêmica!
    Próximo semestre será a mesma coisa, se não nos movimentarmos. Haverá um email comunicando reunião sobre espaço físico.
    Queres ficar mudando de prédio todo semestre?

    ResponderExcluir
  6. Bah, mto bem colocado:
    "Bom meus colegas o raciocínio é o mesmo, o bode é sempre colocado na sala e no nosso caso,para "humanizar" a mudança, era estudar no "colégio" para no fim nos enfiar em outro prédio. Alguém acha que isso é lenda..."

    ResponderExcluir
  7. Hey, o banheiro feminino do Beta foi o mais limpo q vi dentro da Meto.

    ResponderExcluir
  8. Bom, em primeiro lugar, todos os comentários são anônimos mesmo, justamente por que, caso haja alguém que se manifeste contrário ao pensamento dos que gerenciam este blog, logo é rechaçado como “conivente com a direção e imposição da universidade”. Não sou contra as reinvidicações que nos são de direito.
    Em nenhum momento eu quis defender a umesp ou a direção de nosso curso, ou ainda, que seu projeto não visa o lucro. Estou plenamente convencido de que o propósito dessa instituição é gerenciar o ensino como uma mercadoria, e que de fato tem sido "comprada" aos montantes, caso contrário não estaríamos lutando por espaços.
    Quanto ao colégio, que argumento é este? Estamos falando de um campus com proporções de um misero quarteirão, e não algo similar à usp. Se é colégio ou universidade, isto é burocracia e está apenas no papel, você é que está se limitando a detalhes pequenos demais. Na prática, a única diferença era a qualidade do espaço, que ao meu ver era muito melhor que o Beta. E isto, ao contrário do que você pensa, não é pequeno. Estudar com a zona do salão nobre é impossível; não possuir multimídia e perder tempo indo atrás de professor é outra merda. Discutir as possibilidades de um outro local que não fosse o colégio era razoavel, e foi o que aconteceu, não é? Outra coisa, as instâncias superiores da universidade nunca se prestaram a debater nada democraticamente. Você sonha se acredita que os fantoches que elas mandam para tais reuniões querem mostrar isso. Mas o fato é que você está tão apegado a clichês idealistas, que mal consegue ver a realidade daquilo que tenta mudar. Os seus argumentos não chegam a nada, é vazio meu caro. Apenas perpetua uma prática hipócrita que se transveste em “revolução”.

    ResponderExcluir
  9. Reconheço que, de certo modo, passar a estudar no Capa traz algumas vantagens, como, por exemplo, não nos deixar tão isolados das turmas dos outros cursos, e talvez algumas vantagens quanto a qualidade do espaço. Porém, penso também que este e outros argumentos não são cabíveis para justificar a mudança, feita sem a prévia consulta dos alunos (ou alguém acreditou que a mudança REALMENTE foi negociada com os alunos?) que, ao que me parece, na sua maioria, preferiam continuar no Beta (assim como eu). O que está em questão é a arbitrariedade da decisão, e não o fato do Capa ser ou não melhor que o Beta. Não podemos desviar o foco do principal aspecto a ser discutido: a decisão foi tomada em consenso com os alunos, ou não? Qual, aliás, é a vontade da maioria? Não fomos atendidos plenamente, e estou de acordo nisto. As possibilidades que nos foram colocadas, logo de princípio, já não levavam em consideração a possibilidade de permanecer no Beta, o que demonstra que a tal "negociação com os alunos foi tudo uma farsa e que a faculdade conduziu o processo de mudança como bem quis.

    ResponderExcluir
  10. Eu não perguntei movimento com quem, eu perguntei que movimento?

    ResponderExcluir
  11. Caro anônimo,

    A questão que está posta para nós estudantes é simples:o espaço que foi cedido a nós não é garantia de permanência no próximo semestre e todo estudante sabe disso. A direção da faculdade foi clara ao expor esta questão.
    Quanto ao colégio, aceitas estudar num espaço, no qual a Universidade, ao invés de investir em mais espaço, coloca os estudantes num colégio?
    A questão é outra!
    Para isso, temos o exemplo do curso de Direito. Primeiro eles foram expulsos do prédio referência,onde estudavam, depois foram pro colégio, depois foram para o Beta e agora saíram novamente sem saber pra onde vão.
    A questão aqui é muito simples. O curso de filosofia corre um sério perigo de entrar nesta dinâmica. Não se trata de idealismo, é uma questão que está posta e que está para acontecer, uma vez que não tivemos garantia nenhuma de permanência no Ed. Capa.
    Sabe-se que a prioridade dos estudantes era a permanência no Beta, mas não ocorreu.
    A questão inicial é simples: a mudança de espaço que ainda vai ocorrer...
    Por isso que é importante que os estudantes não aceitem tais decretos.

    ResponderExcluir
  12. ola amigos da filosofia. como dizia meu velho pai que jáz ,estamos dando murro em ponta de faca,oproblema não é o espaço ,mas sim a qualidade de ensino,temos que lutar por o não sucatiamento de ensino ,se é la ou ali ,temos muitas coisas para colocar em pauta relacionados professores e matérias;foi uma correria no final do semestre com os alunos do 1 ano ,e não tivemos resposta tanto da diretoria como de certos professores.um abraço a todos vamos .lutar por algo mias palpavél ok

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de me manifestar acerca da qualidade de ensino que o pessoal ai em cima esta falando: no 2° semestre tivemos uma professora de péssima qualidade que conseguimos retirar das aulas(o coodenador diz que saiu pq estava gravida) e no 3° ainda persiste um sujeito que se diz professor e que é muito ruim ( fala mais dos astros do que dos filosofos). Não estou vendo ninguem se manisfestar a respeito disso, ao contrario, tinhamos muitos "falantes" QUE RECLAMARAM e na hora H de falar com o coordenador, ficou com medo de ter nota baixa, porque o tal professor é extremamente rancoroso. O coordenador disse que responderia aos apelos por emails feitos para afastar o "cara", mas até agora ; nada!! O que o CA esta fazendo ou não sabia?

    ResponderExcluir
  14. Pelo percebido a discussão está mais interessante do que o previsto.
    Fico impressionada com colegas que deveriam estar lutando por uma formação de ensino superior, melhor, mergulha num univeso comparsa da Instituição.
    Caros colegas, basta olhar para o passado e ver como a guerra que travamos hoje na Metodista, não se difere. A nossa organização para um Movimento estudantil e a tentativa do mesmo "Movimento estudantil" das décadas 60 e 70 que foram expressivos, compreendo a trajetória no Brasil, nos Estados, Rio de Janeiro e São Paulo, e na Europa? Os estudantes saiam as ruas em protestos,em 68, Paris, a polícia tentava conter a marcha dos estudantes que vinham com seus ideais,tomando a história nas mãos "mudanças".Os chamados idealistas.
    Caros colegas anônimos, o idealismo representa para mim algo bem simples, "REVOLUÇÃO", percorra a filosofia histórica e verá o idealismo caminhar e caminha com Marx, Idealismo é seguir em frente sem se deixar interromper pelas ações contrárias daquilo que se acredita como força humana, que transforma o meio pára uma nova sociedade. Paulo Freire já dizia: "que a tarefa humanista e histórica dos oprimidos liberta-se a si e os oprimidos" continua "a falta de liberdade faz do sujeito inautêntico". Até quando deixaremos a Universidade apropriará da nossa vocação de sujeitos? Aonde está o amor de Deus, para libertação dos homens? Oprimi constantemente os estudantes na sua burocracia, como posso me conformar a isso? Seus diálogos cristãos?
    Cristo foi um grande revolucionário na história cristã, dizia: buscai primeiro o reino dos céus e as outras coisas vós serão acrescentado. A Metodista como Instituição que representa o reino de Deus na terra está se saindo uma boa aluna, lendo a bíblia em seu contrário. Como Aristóteles aluno de Platão seguiu a risca os ensinamentos do mestre, contrariamente, lembro de uma aula no meu primeiro ano,a três anos atrás, o professor dizendo exatamente isto: Aristóteles foi o melhor aluno de Platão.
    É colegas, que não façamos com a Filosofia investigativa, crítica e polêmica como a Igreja Metodista faz com Cristo, o traindo.

    ResponderExcluir
  15. Olá caros colegas!
    Ao ler os posts senti-me impulsionado a escrever algumas coisas: 1) o prédio beta, assim como o alfa e o gama não pertence a universidade, apesar de estar naquele espaço, e sim, a teologia, pra quem não sabe teologia e universidade são dois mundos diferentes; 2) o beta, o alfa e o gama foram emprestados a universidade, e a qualquer momento eles poderiam requerer o espaço; 3) não existe espaço do direito, da administração, do jornalismo ou da filosofia, pelo menos para a universidade, apenas a teologia tem o seu espaço garantido, que caminha quase independente da universidade, os outros cursos, por enquanto, sonham com essa possibilidade; 4) todos nós quando entramos na umesp assinamos um contrato e compramos um curso de filosofia, assim, também, participamos da lógica do mercado; 5) a universidade não negocia com alunos, isto é fato, mas nós alunos ainda não acordamos para isso; 6) é estranho alunos de filosofia precisar postar de forma anônima os seus comentários, mais estranho ainda é ser forçado a pensar como os articuladores do blog e da universidade, ambos fazem o mesmo papel de coerção, apenas em âmbitos diferentes.
    Caros colegas, não se iludam com as propostas de "revolução", todos querem apenas afirmar o seu poder, não estão lutando por melhorias para nós, mas para o próprio ego.
    Forte Abraço,

    ResponderExcluir
  16. Caro Eduardo, que bom que sentiu impulsionado a escrever para o blog de filosofia! Como havia dito anteriormente em outro post: um blog não é feito por quem escreve, mas por seus leitores. Consideramos este debate interessante para o enriquecer dos debates...
    Com relação ao que disseste "a Universidade não negocia com alunos, e isto é fato" realmente, concordo contigo. Entretanto, não é possível dizer que os estudantes não acordaram para isso. Para isto, Basta lembrarmos o dia em que os estudantes estavam na reunião e nos foi comunicado a mudança. Nenhum dos estudantes teve a ilusão de como pensaste, ao contrário, todos tem ciência das decisões verticais da Universidade e não há ninguém ingênuo ao ponto de pensar que a Universidade sentará para conversar com estudantes. Ao contrário, não há diálogo, há a decisão independente da vontade dos estudantes. Creio que este seu olhar para com os estudantes está completamente fora da realidade. Basta freqüentar as reuniões do Centro Acadêmico, coisa que não fizeste, e verificar a intensidade com que estes debatem os assuntos. Os estudantes que vão a reunião, não estão dormindo como tu pensas,ao contrário, estão muito ligados nos movimentos e em tudo que ocorre. Portanto,não cabe de sua parte mencionar tais palavras e generalizar uma gama de olhares diferentes como se fossem um só. Este é um exercício demasiadamente errôneo. É melhor que participe das reuniões do Centro Acadêmico para não ficar de longe dando pitacos fora de seu lugar.
    Outra questão que nos chama atenção em sua escrita, é o fato de os lugares terem praticamente donos. No 1° item disseste que tais espaços não pertecem a Universidade. Todos sabem do que escreveste. A Universidade,pelo menos isso, não nos escondeu este fato. E outra, isto é demasiadamente dito nas reuniões burocráticas que tu freqüentas. O item n° 2 e 3 os estudantes tem ciência. Eles não são ingênuos como pensas. Creio que seu olhar que está atrasado demais. É necessário conversar um pouquinho com os estudantes de outros anos, antes de dizer esta besteira que disseste!
    O item 4 é muito interessante de sua parte. Os estudantes estão numa Universidade privada, logo, é preciso pagar pra estudar, caso tenha bolsa, o pagamento é feito de outras formas, mas a Universidade levará todo o lucro. É fato que os estudantes assinem contratos, mas isso não nos impede de manifestarmos nossa ingratidão para com o curso, principalmente as mudanças que vêm ocorrendo ao longo dos anos, ou seja, o sucateamento deste curso, que se lembrarmos há uns tempos remotos, um dia esteve bom. Com relação a participar da lógica, com certeza,há uma parcela de participação, mas não é total devido ao fato dos estudantes recusarem alguns movimentos verticais e autoritários, como este último que ocorreu, e rebaterem tais decretos. Portanto, se para ti, há semelhança entre estudantes e Universidade, estás completamente enganado com o que acontece. Saliente-se novamente: freqüente as reuniões, debata com os estudantes, antes de escrever besteira como escreves. Este seu olhar reacionário, do qual só vem a legitimar o que a Instituição diz aos estudantes, não cabe nos propósitos aqui mencionados por seu texto. Portanto, se achas que um processo de debate, do qual se busca novos olhares para o curso que estudamos, que às vezes torna-se acirrado com a diversidade de propostas, e que é muito bom, mas que pra ti é ilusão e luta de ego, estás no lugar errado! Pois, sua postura permissiva e passiva, da qual diz algumas coisas inteligentes, mas que na maior parte são argumentos Institucionais, da qual os estudantes estão carecas de saber, não carece de tanta escrita pra tão pouca explicação...
    Se pra ti, este blog és um processo de violência, largue-o! E continue como sempre continuou. A parte de tudo!
    Reunião de representantes de sala, não representa nada!
    Com relação aos textos anônimos, é curioso este movimento. Concordo contigo!
    Mas, participe, dialogue, antes de explicar coisas que já é de nosso entendimento...

    ResponderExcluir
  17. Respondendo ao comentário da colegaq ue diz que há um professor que as pessoas reclamam em demasia e que este fala mais dos astros do que Filosofia.
    Disseste que há uma serie de falantes que estes na hora H não fizeram nada. E tu? Que fizestes? Com que base está argumentando? Vejo reclamações pífias que nada dizem!
    O CentroAcadêmico está preocupado com uma série de coisas que andam acontecendo. Leia o Blog que entenderá.
    Nãó é possível que uma pessoa reclame a espera que alguém faça algo.
    Movimente-se com questões mais concretas!
    O Centro Acadêmico não é feito por meia dúzia de sujeitos que participam, mas, ao contrário. O Centro Acadêmico são os estudantes do curso que participam ativamente dos movimentos da Universidade.
    Portanto, aproxime-se do Centro Acadêmico para debatermos e ficarmos menos distantes com reclamações isoladas.

    ResponderExcluir
  18. O post esta ótimo e se percebe que o pessoal esta participando bastante, creio que o Eduardo tem razão ao dizer da guerra de egos e isto fica claro, para um centro academico que se posta na defesa. Confesso que esperava mais; buscar os problemas, verificar porque não esta sendo envolvido... Senão a culpa é sempre do outro.Porque sera que não participam?

    ResponderExcluir
  19. Caro Anônimo, em primeiro lugar não nos postamos na defesa. Defesa do que? Explique melhor isso!
    O Eduardo tem suas razões ao escrevê-las e ele está mais do que correto ao se posicionar diferente de você que é anônimo...
    O blog não é feito por quem escreve somente, mas por seus leitores também. E, cremos que é mais do que necessário, como disseste, buscar os problemas, mas é necessário ir mais adiante, buscar a solução dos problemas que nós estudantes estamos presenciando em nosso curso.
    Esta solução é feita em conjunto, não é possível fazer com alguns gatos pingados.
    Não estamos dizendo que a culpa é somente de um e de outro, a questão é saber por que o pessoal não participa. Desde o início do curso os estudantes não participam e ficam vendo as coisas acontecerem. A contrução do Centro Acadêmico já é uma vitória, pois este curso não tem tradição de participação.
    Quanto a participação, as reuniões do Centro Acadêmico sempre foram abertas e convocamos a galera a debater os assuntos e das vezes que ocorreu foi interessante.
    Creio que seja importante sua presença, já que apontaste algumas coisas e isso é importante para o amadurecimento das idéias e das decisões...

    ResponderExcluir
  20. Caro Anônimo, o prof. do qual vc está se referindo foi afastado. O problema não está no ca e sim em alunos como vc que só sabem reclamar e não participam do curso efetivamente.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Caro Hugo,

    Suas sugestões são de extrema valia para pensar a Universidade dentro do contexto brasileiro.
    Aliás, o debate é de extrema importância, pois move os estudantes a pensarem alternativas dentro do contexto descrito por ti.
    abs

    ResponderExcluir
  23. Hugo, concordo plenamente com vc.
    E adoraria ver mais alunos assim como vc q fazem críticas construtivas e nos auxiliam...
    Obg

    ResponderExcluir
  24. Olá caros colegas,
    Infelizmente me retiro da discussão porque fui ingênuo ao acreditar que isso fosse um blog onde pudéssemos argumentar as várias facetas de um mesmo problema, apresentar novas visões; entretanto, a única alegria foi a que os meus "pitacos" foram capazes de criar certa repercussão e com isso mostrar a postura do porta-voz do C.A.
    Notem que um dos argumentos é a arrogância de que as reuniões do C.A. são capazes de manter o público informado e que a boa discussão acontece nela e que somente eles são capazes de apresentar a boa e perfeita solução. Mas me impressiona essa capacidade deles não ser usada a favor do próprio C.A., percebam que eles não tem sala para realizar as suas reuniões, elas acontecem nos corredores, cadê a solução para isso? Ah, é culpa da coordenação ou incapacidade das "mentes brilhantes" do C.A.?
    Ficou evidente também, que o blog só deve ter participação dos membros do C.A. ou de quem fazer parte das reuniões do C.A. Ainda, a porta-voz do C.A. deveria respeitar a opinião dos seus leitores e não chamar argumentos de "pitacos", um neologismo que não faz parte do mundo acadêmico e que mostra a sua falta de erudição e capacidade argumentativa. A sua presunção é tanta que ela acha que todos alunos (generalização que demonstra falta de boa formação) sabem os pormenores da universidade, duvido que 30% conhecia os fatos expostos aqui, não só por mim, mas por muitos leitores. O presidente do C.A. deve instruir o seu porta-voz, para que isso não se torne definitivamente um cipoal de baixaria. Sobre a minha participação nas reuniões do C.A. não quero e não vou participar, porque não acredito num C.A. que não tem sala para suas reuniões.
    Enfim,não acompanho, leio, ou postarei qualquer coisa nesse blog, não porque não sou capaz de absorver as respostas do C.A., apenas porque o C.A. me deixou, de forma ditatorial, apenas um caminho: participar das reuniões do C.A. para me manter bem "informado", e assim, postar com qualidade, neste caso, volto a afirmar, não vou participar de um C.A. imaturo e ditador, que ao invés de nos trazer para si, apenas nos oferece a fuga.
    Ao porta-voz do C.A. quero esclarecer que não fecho com a universidade, mas não sou "idiota"; e mais, sou bolsista sim da universidade, mas estudo para isso, não tenho Q.I.
    Peço ao C.A. que nem responda este post, não vou ler mesmo! Me retiro porque não fecho com ditadores, sou a favor do livre argumentar. Agradeço aos colegas que foram capazes de entender os meus argumentos, não pitacos.
    QUEM NÃO É CAPAZ DE ARGUMENTAR, SÓ É CAPAZ DE EXPULSAR, HUMILHAR E SE IMPOR".
    Forte Abraço,

    ResponderExcluir
  25. Caro Eduardo. Você se equivocou ao dizer sobre o CA. Temos lutado por uma sala desde o inicio do ano. Se vc participasse das reuniões que aconteceram no corredos saberia.
    Seu discursos fora algo já do conhecimento de todos. Não desvie o foco. A briga é com a Universidade e não com os colegas de curso, mesmo eles achando que tudo que eu faço, ou os colegas, seja por "ego". Eu tento melhorar o minimo nem que coloque minha cabeça na bandeja. E os colegas que criticam e criticam e não se juntam para melhorar. Critiquem, usem esse espaço para acrescentar não para desanimar aqueles que se colocaram em coragem para lutar..




    Juliana Fagundes CA.

    ResponderExcluir
  26. Uma vez, numa aula que tive, um prof. falou: "Só reclame e incomode se vc fizer parte do contexto, por isso pago o dízimo." E a turma caiu na gargalhada, mas isso é sério e certo, não fale o que não sabe, poxa. Por isso, às favas esse pessoal que só sabe reclamar e destruir...

    ResponderExcluir
  27. Tenho a impressão que estão atirando pro lado errado...

    ResponderExcluir