quarta-feira, 7 de outubro de 2009

10 – Propostas Para o Novo Coordenador

1- Defesa incondicional do curso de Filosofia e dos alunos do curso. O Coordenador do curso de Filosofia deve estar ao lado dos alunos em defesa da melhor qualidade de ensino e formação, mesmo que isso signifique se opor aos interesses mercadológicos da Instituição.

2- Ampliação da Grade Curricular. Propomos que o Coordenador defenda uma grade estendida optativa no curso de Filosofia. Como ocorre em outras instituições, o aluno pode fazer o curso em 3 anos ou em mais anos. No caso, a Instituição ofereceria disciplinas optativas complementares para o aluno que busca uma formação mais rica e ampla.

3- Fim do ensino modular. O ensino modular tem sido um calvário para os alunos. Provas, disciplinas em que os professores não se falam e não se entendem, dando abertura para vários descompassos, tanto de ensino, quanto de avaliação.
4- Oposição às disciplinas semi-presenciais. Aula de Filosofia não é aula virtual. A Filosofia, dada sua natureza, se aprende pelo debate em espaço público e não em laboratórios de informática.

5- Manutenção da unidade física do curso. O Coordenador deve lutar para manter todo o curso no mesmo espaço físico e evitar que os alunos de Filosofia entrem na ciranda da falta de salas como ocorre em outros cursos.

6- Volta ao edifício Beta. O edifício Capa se demonstrou inviável com todos os problemas estruturais de barulho que vão desde a acústica até ensaio de escola de samba.

7- Processo mais criterioso, democrático e transparente na contratação e demissão de professores. Atualmente passa apenas pelas mãos do Coordenador a decisão sobre demissão e contratação de docente.

8- Ampliação e extensão da área de concentração de professores especialistas. Esta proposta visa a evitar absurdos como o atual em que temos 4 especialistas em Ricoeur e nenhum em Filosofia Moderna (empirismo inglês, racionalismo francês e idealismo alemão) e nenhum especialista em Filosofia Medieval.

9- Ampliação do material bibliográfico em Filosofia. Quem conhece nossa biblioteca-shopping sabe a vazio que ela é em quantidade e qualidade.

10- Curso de línguas instrumentais patrocinados pela Instituição. Esta modalidade de ensino fazia parte do curso de Filosofia no passado. Como aperfeiçoamento daquilo que já existia, sugerimos um curso de idioma antigo e outro de idioma moderno. O Centro Acadêmico provou que isso é possível: “We Can!”



Um comentário: